quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Meu portfolio


Logo da Atual da Amazonia.jpg


Faculdade Atual da Amazônia
Disciplina: Português Instrumental
Professor: Eliana Dias
Acadêmico: Wendell Silva Damasceno
Curso: Bacharelado em Sistema de Informação
                                               Turma: 01 Siva 2010


















Portfólio
Primeira semana chegando ao fim, ninguém praticamente não se conhece, ainda é uma coisa muito recente para todos nos que estamos começando nossa caminhada em busca de nosso futuro. E para que possamos ser ótimos profissionais é necessário termos uma disciplina que nos ajude a sermos uns profissionais diferenciados dos demais.
Hoje primeira aula de português instrumental dia 30 de julho de 2010, a aula foi bem dinâmica começando com as apresentações entre alunos e professor, coisa de pras te entre calouros, aula começou de verdade com uma frase para que possamos refletir, a frase foi a seguinte:
“Ser humano é ser responsável é sentir que colocando sua pedra se colabora na construção do mundo”.(Antoine de Saint Exupéry).
Houve discussão entre os alunos para perceber o ponto de vista de cada um, todos os alunos deram seus comentários que contribuiu muito para o andamento da aula, e na reflexão de muito aqui pressente.
Depois disso foi proposta uma dinâmica entre os alunos, onde o objetivo era fazer a interação entre dos mesmos, a dinâmica era criar uma parodia e uma coreografia que era obrigatório conter as determinadas frases “Roque, roque tchuba” e “sistemas de informação”, todos participaram mas com muita timidez de todos. E seguida foi pedido que se realizasse uma pesquisa sobre o tema “Portfólio”, que no caso é nossa forma de avaliação, a seguir a determinada pesquisa ,na qual foi  entregue a professora.
Portfólio é uma lista de trabalhos de um profissional ou empresa. O portfólio é uma coleção de todos os trabalhos em andamento na organização ou empresa relacionado com o alcance dos objetivos do negocio. Toda organização tem um portfólio mesmo que não reconheça.
O portfólio pode também ser considerado um material acumulado pelo desenvolvimento de um conjunto de ações de sucesso voltado ao melhor resultado de uma pesquisa ou de um trabalho. São situações interpessoais, que individualmente agregam valores ao processo através de experiência desenvolvida dentro de um determinado período de tempo, por uma análise contínua durante a evolução de um projeto, identificando possível potencial problemas que possam ocorrer no decorrer do processo.
Um portfólio de aplicações financeiras é uma coleção de investimentos mantida por uma instituição ou individuo. Manter um portfólio de aplicações financeiras faz parte de uma estratégia, com o intuito de diminuir riscos de perda de dados.
O uso de portfólios na educação constitui uma estratégia, que tem vindo a procurar o conhecimento sobre relação corresponder às necessidades de aprofundar o conhecimento sobre a relação ensino – aprendizagem de modo a assegura – lhe uma melhor compreensão, e os mais elevados índices de qualidade.
Ultimamente percebemos que estão sendo desenvolvidos esforços no sentido de um melhor entendimento das implicações positivas que possam decorrer da utilização do portfólio como uma estratégia de formação, uma forma de verificação, avaliação e ainda como uma estratégia de investigar a qualidade da formação de alunos, utiliza – se também como uma forma de avaliação.
Ao realizar um portfólio, vai exigir uma estimulação maior do aluno ao nível de reflexão, concentração, atenção e a conscientização das pessoas que os realizam.
A confecção de um portfólio  apresenta vários aspectos e dimensões de aprendizagem, enquanto construção de conhecimento e, sem contar as condições de desenvolvimento pessoal e profissional daqueles que  produzem um documento importante como um portfólio, assim, com o aprofundamento das perspectivas educacionais, esta estratégia não contribuirá apenas para a estruturação inter – pessoal do conhecimento, e também vai facilitar, se desenvolvido a longo prazo, o entendimento dos processos de ensino – aprendizagem. Através da utilização de um portfólio, pode – se torna – lo reconhecida, a natureza, a importância das relações interpessoais desenvolvidos nos processos de ensino – aprendizagem.
Para Villas Boas “ o portfólio é um procedimento de avaliação, selecionando as melhores amostras de seu trabalho para inclui – los no portfólio” (currículo e avaliação – indagações sobre currículo).
As principais evidencias do uso do portfólio podem referir – se os seus contributos para os seguintes fins:
Ø  Promover o desenvolvimento reflexivo dos participantes.
Ø  Estimular o enriquecimento conceitual, através do recurso às múltiplas fontes de conhecimento em presença.
Ø  Fundamentar os processos de reflexão sobre a ação pessoal e profissional.
Ø  Garantir mecanismos de aprofundamento conceitual continuado.
Ø  Estimular a originalidade, a criatividade individual no que se refere aos processos de intervenção educativa, dos processos de reflexão sobre ela e sua aplicação através de vários tipos de narrativas.
Ø  Contribuir para construção personalizada do conhecimento, reconhecendo a natureza dinâmica, flexível, e estratégica contextual.
Ø  Facilitar os processos de auto – avaliação através as compreensão dos processos.
o   Um portfólio constitui – se de:
Ø  Capa.
Ø  Índice.
Ø  Introdução.
Ø  Hipótese.
Ø  Desenvolvimento pessoal.
Ø  Desenvolvimento social.
Ø  Desenvolvimento acadêmico.
Ø  Conclusão.
Ø  Anexos.
Ø  Bibliografia.

Segunda aula dia 06 de agosto de 2010, a aula de hoje houve inicialmente um debate sobre a pesquisa pedida na aula anterior sobre portfólio onde pode ser utilizado e como deve ser utilizado na educação foram entregue todas as pesquisas realizadas, em segundo momento da aula foi passado a determinada dinâmica, frases incompletas para que agente pudesse completar com nossas próprias palavras,  as frases eram:
Ø     O mundo seria mais feliz se houvesse igualdade.
Ø     Uma amizade é realmente importante quando se tem sinceridade.
Ø     Paciência e tolerância são para mim compreensão.
Ø     Comparo a preguiça e o comodismo a mim mesmo.
Ø     Algo que me irrita profundamente é falsidade.
Ø     Acho que as pessoas deveriam ser, mas humilde.
Ø     Um aspecto curioso que percebi no grupo o qual faço parte foi poucas mulheres.
Ø     Quando os dias amanhecem nublado eu perco a hora.
Ø     A qualidade indispensável nas pessoas é caráter e dignidade.
Ø     Sinto que o grupo com o qual começo a conviver é surpreendente.
Hoje, dia 13 de agosto de 2010, aula de hoje foi marcada pelo tema que foi pedido pra se pesquisar na aula passada onde foi pedido para que pesquisássemos sobre “Currículum vitae”, professora e os alunos debateram sobre o Currículo, sobre as formas de criar e apresentar o mesmo.
Dentre várias regras necessárias para a criação de um currículo, destaca-se:

Ø  Não assinar;
Ø  Não rabiscar;
Ø  Não amassar;
Ø  Apresentar se possível em uma única folha;
Ø  Ser objetivo, de forma que agrade o selecionador;
Ø  Procurar agradar a contratante, sem “bajulação”;
A aula do dia 20 de agosto de 2010 teve como discussão principal as leituras de imagens, a forma como cada um analisa determinada situação. Na aula foi mostrada a importância de se analisar uma imagem não da forma  e sim forma culta, onde procuramos visualizar os mínimos detalhes que compõe tal imagem. As imagens propostas para as discussões em sala eram as seguinte:
Ø  A propaganda de uma marca de cuecas (Zorba), onde tinha uma frase que dizia: No dia 12 embrulhe o seu pintinho para presente, onde aparecia um pinto dentro de uma cueca. Apareceram varias leituras, de todos os tipos.
Ø  Uma mulher negra aparentemente esgotada alimentando uma criança branca e saudável: este foi o momento em que se passou a analisar com mais seriedade e passou a mostrar a importância do modo ler figuras de pessoa pra pessoa.
Foi pedida uma síntese sobre a leitura. Ler é interpretar, dar significado a uma série de acontecimentos o dia todo, a vida toda.
Essa atividade, de atribuir significados, pode dar o nome de leitura. A leitura passa  a ser uma atividade bastante ampla . Significa algum acontecimento, alguma atitude, comportamento. Para que possamos fazer uma leitura adequada do mundo á nossa volta, é preciso sabê-la observá-la recolhendo informações dos mais variados tipos:
Ø  Informação olfativa.
Ø  Informação auditiva.
Ø  Informação visual.
Por isso precisamos estar atentos tudo o que acontece à nossa volta e saber que todos os nossos sentidos.
Texto significa “tecido” em latim, a vivência que faz cada um de nós observar o mundo de forma diferente do outro.
Tipos de leitura:
Ø  Denotação
Ø  Interpretação
Ø  Critica analise
Ø  Problematização.
Hoje dia 06 de setembro de 2010, aula foi adiada e nesta aula foi enfatizada o fato da interpretação de textos como se fazer uma boa interpretação de um texto é necessário destacar alguns pontos importantes:
Ø  Interpretação própria, pode supor má fé.
Ø  Ler o texto pelo menos umas três vezes ou mais.
Ø  Voltar ao texto quantas vezes for necessário.
Ø  Viver o texto.
Ø  Esclarecer o vocabulário.
Ø  Não permitir que prevaleça sua idéia sobre a do autor.
Ø  Partir o texto em pedaços do texto correspondente.
Ø  Ativar a leitura.
Ø  Verificar com cuidado enunciados de questões.
Ø  Cuidado com as opiniões pessoais.
A professora realizou um debate para que os alunos percebe a importância de ter uma boa interpretação para que possa  realizar boas provas e tudo que nosso cotidiano precisar. Houve no segundo momento da aula que os alunos fizessem uma interpretação de três musicas da MPB:

Ø     Gostava tanto de você
Ø     A vida é um moinho
Ø     Flor de lis.
Após isso todos deram suas opiniões e o porquê de suas interpretações. Após isso ouve um breve intervalo e no retorno a professora passou um texto, com várias perguntas para que os alunos resolvessem em casa. Logo após a aula a professora deu a aula por encerrada.
A aula do dia 10 de setembro foi sobre “Leitura e a construção do sentido”
Começando com o seguinte alerte, “Alem de ler muito, o jovem precisa ampliar seu vocabulário, hoje a imagem sobrepõe a palavra, esta geração que domina tão bem o computador, precisa buscar a palavra. Também importante raciocinar sobre o que foi lido, desconfiar daquilo e tentar novas conclusões”.
(Jose montello, autor de” os tambores de são Luis”)
Rodízio de leitura
No meio caminho (Carlos Drumond de Andrade)
No meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
Tinha uma pedra
No meio do caminho tinha uma pedra.
Nunca me esquecerei desse acontecimento
Na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
Tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra.
Houve a leitura coletiva em sala de aula do poema de Drumond, alguns debates  sobre a poesia.
Haicais
Meu sonho é mixo
Ter a felicidade
Que outros põem no lixo.
(“Millor Fernande”).
A vida eterna busca
A vida é ter na vida
A vida é terna  (“Orestes Branquinho Filho.)
Um campo
Bola na rede
E o grito da torcida (“Wladimir Lima Ramos Alves”).
Foi também debatido esse dia o soneto da “fidelidade” de (Vinicius de Morais)
De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento
E assim quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure
A importância do ato de ler é uma competência indispensável para a aprendizagem em cada uma das áreas, uma competência que precisa ser aplicada pelos professores de cada uma delas.
A aula do dia 17 de setembro foi proposto uma auto avaliação, onde cada aluno resolveria um questionário envolvendo totalmente as aulas que vimos no primeiro bimestre, referente à aquisição de conhecimento, fontes de conhecimento, desempenho nas atividades escritas, intervenção oral, trabalhos de casa, trabalhos de grupo, interesse pela disciplina, responsabilidade, assiduidade e pontualidade, empenho e perseverança no trabalho, integração sócio-afetivivo, e a parte onde o aluno dava sugestões no que ele estava tendo dificuldades e em que poderia melhorar.
Hoje dia 01 de outubro de 2010, aula foi especifica para a correção da ortografia.
Essa aula foi muito importante para todos presente, pois foi analisados erros que cometemos em nosso dia a dia e nem percebemos que estamos escrevendo uma palavra errada . E ainda foi apresentado alguns elementos da língua portuguesa que ainda causa muita confusão na maioria da população.
Ø  Mal – bem.
Ø  Mau – bom
Ø  Meia cansada (Meio cansada)
Ø  Mendingo (Mendigo)
Ø  Trezentas gramas (Se for tratando de peso então trezentos gramas.)
A professora tentou passar para os alunos as novas regras da gramática  para que todos ficasse à par da situação sobre os novos conceitos de  ortografia, e ainda aprimorou nossas formas de como tratar nosso vocabulário e agir e pronunciar da forma correta.
A aula do dia 08 de outubro de 2010, foi um complemento do conteúdo iniciado na aula anterior  que tratou como o vocabulário não é utilizado de forma correta, o tema da aula foi o assassinato da língua portuguesa. Onde foi mostrada uma entrevista do fantástico com o casal Nardoni no qual se pode perceber vários erros do casal .
Erros que desqualifica a língua portuguesa  ou melhor assassinam a língua mãe do nosso pais. Erros do tipo:
Somos muitos apegados a família, sendo que o correto é fomos sempre apegado a família.
É tudo na nossa vida, onde o correto seria são tudo na nossa vida.
Fomos sempres unidos, o correto é fomos sempre unidos.
Sempre se reunimos, quando a forma correta seria sempre nos reuníamos.
Sempre fomos famílias, onde o ideal seria sempre fomos família.
Ela vai vim? , o correto é ela vai vir ou ela virá.
Onde um ia, ia todos, correto é aonde um ia, iam todos.
Ela cativava todo mundo, todo mundo cativava ela, onde o correto é ela cativava  a todos.
Qualquer coisa que nós fomos fazer, era nós 5, o correto é qualquer coisa que íamos fazer, éramos os 5.
Nunca foi encostado um dedo em relação a minha filha, o correto é nunca fora encostado um dedo em minha filha.
Meus filhos pra mim é tudo, na minha vida, o correto é meus filhos são tudo em minha vida.
Agente sabia que nós não fizemos nadas, onde o correto seria  nós sabemos que não fizemos nada.
Pra mim foi momentos horríveis, o correto seria para mim foram momentos horríveis.
Este trechos retrata  como os brasileiros desrespeitam a forma culta da língua portuguesa, e mostra como a população brasileira desconhece totalmente as regras gramaticais do idioma falado.
A aula do dia 15 de outubro de 2010 foi feito uma demonstração de como se cria um blog que o objetivo principal do blog é postar todos o trabalhos determinados pela professora, na aula em si foi  tratada a colocação pronominal (próclise, mesóclise, ênclise), onde colocação pronominal é o estudo da colocação dos pronomes oblíquos átonos (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes) em relação ao verbo.
Os pronomes átonos podem ocupar três posições: antes do verbo (próclise), no meio do verbo (mesóclise) e depois do verbo (ênclise).
A próclise pode ser usada nos seguintes casos:
Ø  Com palavras ou expressões negativas: não, nunca, jamais, nada, ninguém, nem, de medo algum.
Ø  Com conjunções subordinativas: quando, se, porque, que, conforme, embora, logo.
Ø  Advérbios: se houver vírgula depois do advérbio,  este (o advérbio ) deixa de atrair o pronome.
Ø  Pronomes relativos, demonstrativos e indefinidos.
Ø  Em frases interrogativas.
Ø  Em frases exclamativas ou optativas (que exprimem desejo).
Ø  Com verbo no gerúndio antecedido de preposição em.
Ø  Com formas verbais proparoxítonas.
A mesóclise: usada quando o verbo estiver no futuro do presente, ou no futuro do pretérito. Se houver palavra atrativa a próclise será obrigatória.
Ênclise: de verbo no futuro e particípio está sempre errada, com verbos no inicio da frase esta sempre certa.
Ø  Com o verbo no início da frase.
Ø  Com o verbo no imperativo afirmativo.
Ø  Com o verbo no gerúndio.
Ø  Com o verbo no infinitivo impessoal.
Se o gerúndio vier precedido de preposição ou de palavra interativa, ocorrerá a próclise.  E foi determinado o fim da aula.


A aula do dia 22 de outubro de 2010 foi marcado pelo tema figuras de linguagem onde foi abordado as formas de linguagens, e como se utiliza no cotidiano popular.
O que são figuras de linguagem? São estratégias que o escritor pode aplicar no texto para conseguir um efeito determinado na interpretação do leitor. São formas de expressão mais localizadas em comparação às funções da linguagem, que são características globais do texto Podem relacionar-se com aspectos semânticos, fonológicos ou sintáticos das palavras afetadas. É muito usada no cotidiano das pessoas. A seguir alguns exemplos de figuras de linguagem.
Ø  A vida é um palco iluminado. (metáfora)
Ø  Já disse mais de um milhão de vezes! (hipérbole)
Ø  As velas do Mucuripe / saíram para pescar. (sinédoque)
Ø  O único sentido oculto das coisas é elas não terem sentido oculto nenhum. (paradoxo)
Ø  Ouviram do Ipiranga as margens plácidas... (hipérbato).

As figuras de linguagem  podem ser dividida em figuras de palavra ou figura de pensamento.
Ø  Alegoria
Ø  Ambiguidade
Ø  Antítese
Ø  Cacofonia
Ø  Catacrese
Ø  Difemismo
Ø  Eufemismo
Ø  Enumeração
Ø  Hipérbato
Ø  Hipérbole
Ø  Ironia
Ø  Metáfora
Ø  Metonímia (ou sinédoque)
Ø  Paradoxo
Ø  Sinestesia
Figuras de construção ou figuras sintáticas.
Ø  Anáfora
Ø  Assíndeto
Ø  Clímax
Ø  Elipse
Ø  Pleonasmo
Ø  Polissíndeto
Ø  Silepse
Ø  Zeugma.
Estes são os fundamentos teóricos de figuras de linguagens, sem conter as discussões feitas em sala para que pudesse mostrar a importância da figuras de linguagem.
Na aula de hoje dia 29 de outubro de 2010, na foi realizado a análise da musica de Zé Ramalho “Estrangeirismo”, a professora queria que os alunos identificassem os sentimentos que o autor sentiu ao escrever tal musica.
Houve também discussões entre os grupos formados em sala para que pudessem analisar a musica de forma coletiva.
A musica mostrava como a cultura brasileira esta sendo tomada por costumes, e cultura de outros países na maioria das vezes com o inglês tomando conta do nosso país, sendo que não conhecemos nem a metade dos significados destas palavras.
Então é preciso manter de certa forma um patriotismo em relação ao nosso idioma ou ate mesmo a nossa cultura.
Esse foi um comentário feito por mim em relação a musica estrangeirismo,
Qual a origem do português  e derivada do latim vulgar, A formação e a própria evolução da língua portuguesa contam com um elemento decisivo: o domínio romano, sem desprezar por completo a influência das diversas línguas faladas na região antes do domínio romano sobre o latim vulgar, o latim passou por diversificações, dando origem a dialetos que se denominava romano ( do latim romanice que significava, falar a maneira dos romanos).
Com várias invasões bárbaras no século V, e a queda do Império Romano no Ocidente, surgiram vários destes dialetos, e numa evolução constituíram-se as línguas modernas conhecidas como: neolatinas. Na Península Ibérica, várias línguas se formaram entre elas o catalão, o castelhano, o galego-português, deste último resultou a língua portuguesa.
O galego-português, era uma língua limitada a todo Ocidente da Península, correspondendo aos territórios da Galiza e de Portugal, Cronologicamente limitado entre os séculos XII e XIV, coincidindo com o período da Reconquista. Na entrada do século XIV, percebe-se maior influência dos falares do sul, notadamente na região de Lisboa; aumentando assim as diferenças entre o galego e o português.
O galego apareceu durante o século XII e XV, aparecendo tanto em documentos oficiais da região de Galiza como em obras poéticas. A partir do século XVI, com o domínio de Castela, introduz-se o castelhano como língua oficial, e o galego têm sua importância relegada a plano secundário.
Já o português, desde a consolidação da autonomia política e, mais tarde, com a dilatação do império luso, consagra-se como língua oficial. Da evolução da língua portuguesa destacam-se alguns períodos: fase proto-histórica, do Português arcaico e do Português moderno.
Chegamos enfim a ultima aula desse ciclo longo de muitas conquistas intelectuais para todos que conviveram todo esse tempo com o português instrumental, e por mais que pareça coincidência essa aula tratava de técnicas oficiais para confecção de redação, e o curso de aperfeiçoamento lingüístico.
Gênero textual são tipos específicos de texto de qualquer natureza, literários ou não Tanto na forma oral como na escrita, os gêneros textuais são caracterizados por funções específicas e organização retórica mais ou menos típica. São reconhecíveis pelas características funcionais e organizacionais que exibem e pelos contextos onde são utilizados. Gêneros textuais são formas de interação, reprodução e possíveis alterações sociais que constituem ao mesmo tempo, processos e ações sociais e envolvem questões de acesso (quem usa quais textos) e poder.
Texto, é então, uma sequência verbal (palavras), oral ou escrita, que forma um todo que tem sentido para um determinado grupo de pessoas em uma determinada situação.

O texto pode ter uma extensão variável: uma palavra, uma frase ou um conjunto maior de enunciados, mas ele obrigatoriamente necessita de um contexto significativo para existir.
E aqui chega ao fim esse ciclo que um ótimo aproveitamento de ambas as partes, professor e alunos mostraram com deve ser a relação professor e aluno, relação de interação de ambas as partes e é claro desenvolvendo nossos intelectuais que estão adormecidos.

Um comentário:

  1. Boa tarde!!!
    Parabens!!!
    Você pode fazer novas postagens, faça comentários sobre os temas estudados, faça upgrade de filmes, músicas, artigos e tudo o mais que a tecnologia ofereça.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir